A campanha "Comprometidos com um Peso Saudável", que comecei com a PronoKal, em 2015, é sem dúvida uma das mais gratificantes que já fiz. Pelo terceiro ano, vou poder ajudar alguém a mudar de vida, a alcançar o seu peso saudável, a sentir-se melhor consigo, e isso é muito, muito bom. É engraçado que cada nova vencedora traz as mesmas dúvidas, os mesmos receios, mas também a mesma vontade, o mesmo empenho e a mesma motivação. Na semana passada fui conhecer a vencedora da terceira edição do "Por um peso saudável". Chama-se Raquel Lourenço, tem 31 anos e foi mãe há três. Quando a PronoKal lhe ligou a dizer que era a vencedora, nem queria acreditar. "Achava que ia ser só mais uma participação no meio de milhares", diz a Raquel. Foram, efectivamente, milhares de participações, mas a sorte estava do lado dela.
A história da Raquel é parecida à de tantas outras pessoas com excesso de peso. Nunca foi "propriamente magra", mas a gravidez piorou o cenário. Nem sequer foi bem a gravidez, foi mais o que se lhe seguiu: "não engordei muito durante a gravidez, mas sim ao amamentar. Toda a gente me dizia que nessa fase se perde mais peso, por isso eu não me privava de nada. Estava a dar mama, era uma desculpa para tudo". Resultado: engordou 15 quilos no primeiro ano de vida do filho. Quinze quilos que vieram fazer companhia aos outros seis ou sete que já estavam a mais.
A consciência do peso começou a aparecer-lhe nas fotos. "Deixei de ter balança em casa, por isso fui aumentado de peso de forma gradual, sem dar por isso. Só foi um choque quando olhei para uma foto minha e percebi. Ao ponto de ter deixado de tirar fotos". Começou, então, o processo de tentar emagrecer. "Fui acompanhada por uma nutricionista mas os resultados eram muito escassos, por isso a motivação era proporcional", conta a Raquel. O maior problema prende-se com o facto de ter de cozinhar para o resto da família. "É difícil adaptar as minhas refeições em casa. O meu marido não tem qualquer restrição alimentar, come de tudo, e o meu filho, pela idade, também não".
As limitações que a Raquel sente são, para já, muito mais psicológicas do que físicas. Mas também por isso está entusiasmada com o tratamento da Pronokal. "É uma oportunidade única", garante. Na primeira consulta, com a médica Isabel Costa, confirmou-se o excesso de peso e a necessidade de perder 21 quilos para atingir o seu peso saudável. A meta é, assim, de passar de quase 90 quilos para 67, fazer com que se sinta melhor e mais saudável, e nós cá estaremos para a acompanhar.
Na semana passada, quando me encontrei com a Raquel no centro Pronokal, achei que devia levar reforços, por isso pedi à Sofia e à Carla, as vencedoras das últimas edições, que me acompanhassem, que incentivassem a Raquel, que lhe explicassem o que tem pela frente. Claro que a Raquel terá todo o apoio da equipa Pronokal (médicos, nutricionistas, personal trainers), mas é sempre bom ter o apoio de alguém que já passou exactamente pelo mesmo, que conseguiu atingir o seu objectivo e que nos pode motivar de outra forma.
Nos próximos meses estaremos por aqui, a ver a Raquel a atingir o seu peso saudável. Não tenho qualquer dúvida de que será bem sucedida. =)