Quantcast
Channel: A Pipoca Mais Doce
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3559

É preciso falar disto #12: o busto do Ronaldo

$
0
0


Estão a ver quando a Kate Middleton conseguiu, finalmente, subir ao altar para casar com o seu príncipe de toda a vida e no dia da boda a coisa mais comentada foi o rabo espectacular da irmã Pippa? Pronto, hoje com o Ronaldo aconteceu mais ou menos o mesmo. Aos 32 anos, o homem teve direito a uma das maiores honras da sua vida e viu o aeroporto da Madeira ser baptizado com o seu nome mas, a única coisa de que se fala em todo o lado, é do busto que lhe fizeram. O busto está para o Ronaldo como o rabo da Pippa está para a princesa de Inglaterra. E isso não é uma cena fixe, meus amigos.

O Cristiano já devia saber.
Quando lhe fizeram aquela outra estátua em tamanho gigante, também na Madeira, a coisa correu igualmente mal, o tema também deu a volta ao mundo, fizeram-se todas as piadas e mais algumas. Posto isto, é estranho que se tenha posto a jeito mais uma vez. Não houve uma alma em torno dele que, ao saber que estava a ser feito um busto, não tenha pensado "ora deixa-me lá pedir ao escultor para me ir mostrando o que é que anda a fazer"? Confiaram e pronto, seja o que Deus quiser? Meus amigos, eu tenho cá para mim que nunca ninguém me mandará fazer um busto, é uma desconfiança que tenho (a menos, claro, que seja eu a encomendá-lo para o pôr ali na sala), mas caso isso venha a acontecer, podem ter a certeza que andarei em cima de todo o processo. Podiam ter de fazer 45 réplicas, mas só quando estivesse incrível (e por incrível quero dizer "a parecer mais gira e mais nova ou, pelo menos, igual ao que sou") é que aquilo sairia para a rua.

Já me tentei pôr no lugar do escultor que fez este busto. Será que chegou ao fim, olhou para a obra e pensou "eh pá, é que está mesmo, mesmo, mesmo parecido, impressionante!"? Pelos vistos, sim. Estive a ouvi-lo na televisão a descrever o processo criativo,  e o Emanuel Santos (assim se chama o escultor) diz que a meio da coisa apresentou o projecto à direcção do aeroporto da Madeira, para verem que tal estava a correr, e que lhe disseram que, sim senhor, estava em conformidade com o que pretendiam, podia seguir com a obra. Eu não sei exactamente o que é que pretendiam, mas pronto, menos mal, neste caso a culpa não morre solteira. Ou então ele só mostrou metade (a metade que estava a correr bem) e entretanto o tempo começou a apertar e "aaahhhh, que se lixe, vai assim mesmo, com sorte ninguém repara".

Acredito que o Emanuel Santos se muniu de toda a sua boa vontade e foi um gesto bonito, querer homenagear o Cristiano desta forma. Além disso, ainda teve ali 15 dias de trabalho e eu tenho para mim que fazer estátuas em bronze não é coisa fácil. Mas - e alguém tem de o dizer - o Cris saiu muito pouco favorecido, coitado. É o penteado, é a expressão de quem sofreu ali uma ligeira paralisia facial e só consegue mexer metade da cara, são os dentes que ele tinha há uns dez anos, na fase pré-aparelho (agora já estão impecáveis), são as rugas só de um lado, é a maçã de Adão mais ou menos do tamanho do Funchal, é todo um conjunto de coisas estranhas que fazem com que, no máximo, isto se pareça só com um primo muito, muito, muito afastado do Ronaldo.

Cristiano, se me estás a ler, deixa-me falar-te ao coração. Há uma altura da vida em que temos de reconhecer que há coisas que não são para nós. És um futebolista incrível, és o maior embaixador de Portugal, já conquistaste praticamente tudo o que há para conquistar e até já tens um aeroporto com o teu nome (honra mais do que merecida). Mas, homem, afasta-te das estátuas. Sempre que alguém vier com a ideia peregrina de te querer fazer mais uma, agradece muito mas diz que não vale a pena, que já tens duas e que até já são demais. Todos temos o nosso calcanhar de Aquiles, o teu é este: não ficas bem em modo estátua.








Viewing all articles
Browse latest Browse all 3559