Tal como vos disse aqui, ao longo dos próximos meses, e em parceria com a marca Antistax -especialista na saúde das pernas - vamos partilhar algumas dicas úteis que podem ajudar as nossas perninhas a ficarem (ainda) mais em forma. Coisas muito simples de fazer, a nível de exercício ou alimentação, mas que podem ajudar imenso. Para já, para já, convém saber como é que estão as vossas pernas. E, para isso, nada melhor do que um pequeno questionário. Aposto que adoravam responder aos questionários da Ragazza, por isso vamos lá, que não custa nada:
Se responderam que sim a três ou mais perguntas, então é provável que tenham tendência para vir a desenvolver um problema venoso nas pernas, ou talvez até já o tenham. Nada temam, não são um caso perdido. O melhor mesmo é consultarem um especialista para confirmarem, mas há sempre algumas coisas que podem fazer a título preventivo. Por exemplo, exercício. "Ah, mas não tenho tempo". "Ah, mas não tenho dinheiro para o ginásio". "Ah, mas não sei quais os melhores exercícios para as pernas". Desculpas e mais desculpas. Para vos facilitar a vida, pedi ao meu querido treinador, o Pedro Almeida (pessoa que me dá verdadeiras sovas de exercício) que programasse um treino rápido, focado nas pernas e que pudesse ser feito em casa ou mesmo na rua (vão para um jardim, para a praia, para a beira-rio). E como sou a primeira a dar o corpo ao manifesto, servi de cobaia e experimentei todos os exercícios. Aqui ficam eles, com as devidas indicações:
Exercícios em casa: programa de treino para membros inferiores
Realizar quatro séries de vinte repetições de cada um dos exercícios, em amplitude total, com 60 a 90 segundos de repouso entre cada série.
Exercício 1: saltar à corda 5 minutos
(truque meu: saltar sempre no mesmo sítio é chato, se tiverem espaço vão andando e saltando, que sempre passa mais depressa)
Exercício 2: contracção dos gémeos
(parece giro e super fácil, mas ao fim de subirem e descerem 300 vezes já não vão achar tanta graça)
Exercício 3: agachamentos
(dor, muita dor, mas são do melhor que há para queimar gordura)
Exercício 4: lunges
(costas direitas, barriga para dentro e vá de subir e descer)
Exercício 5: elevação posterior da coxa com perna em extensão
(podem fazer isto com as mãos apoiadas na parede)
Exercício 6: elevação da anca
(toca a subir e descer o rabiosque)
Exercício 7: contracção dos glúteos com perna a 90 graus
(subir e descer a perna)
Exercício 8: elevação alternada da coxa com pernas em extensão
Depois dos exercícios é muiiiiiiito importante que não se esqueçam dos alongamentos. Para que tenham efeito, devem repetir cada um deles durante 15 segundos.
ALONGAMENTOS
Alongamento 1: posteriores da coxa e da perna
Alongamento 2: anteriores da coxa
Alongamento 3: posteriores da coxa e costas
Alongamento 4: glúteos
Como vêem, não é nada complicado tirar dez minutinhos, algumas vezes por semana, para trabalharmos a saúde das nossas pernas. E depois do exercício é óptimo chegar a casa, tomar um belo banho e massajar as pernas com o creme de massagem da Antistax. Para além de aliviar a sensação de cansaço ou pernas pesadas, também é um óptimo hidratante.
Para que ganhem uma motivação extra, a marca Antistax tem para vos oferecer dez cremes de massagem. Para se habilitarem, só têm de preencher o formulário abaixo até ao dia 29 de Abril (permitida apenas uma participação por endereço de e-mail, participações repetidas não serão consideradas). Os vencedores serão escolhidos aleatoriamente através do Random.org e anunciados no dia 6 de Maio. Boa sorteeeeee!