Quantcast
Channel: A Pipoca Mais Doce
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3559

Mas porquê essa aversão ao rosa?

$
0
0

A pergunta do título é uma das que mais têm feito por aqui, quando mostro algumas das peças que já comprei para a criança e digo sempre que tenho evitado os rosas. Ora bem, eu não tenho aversão nenhuma à cor. Zero. Não vou iniciar uma campanha contra a cor, não vou lançar um abaixo-assinado para que seja extinta e, imagine-se, nem sequer vou proibir que vistam as vossas crianças de rosa-integral, qual cupcake. O que eu acho - e é só mesmo a minha opinião, não é uma verdade universal - é que há uma certa tendência para o "ai é menina? Então vai levar com uma overdose tal de rosa que nunca mais se há-de recompor". E então lá vem o vestidinho rosa, o baby grow rosa, o laço rosa, o biberon rosa, a chucha rosa, o lençol rosa, a sandália rosa, a parede rosa, o cortinado rosa, o peluche rosa, tudo aquilo de que se conseguirem lembrar. Em rosa. Há toda uma infinidade de cores, mas parece que o rosa é o pantone obrigatório. Ora se eu visto uma imensidão de cores, porque raio a criancinha há-de estar sujeita a uma só? Fez mal a alguém? A miúda
há-de vestir rosa como vestirá amarelo, azul, verde, cinza, branco, preto (também não percebo como há gente que se recusa a vestir preto a crianças). Assim de repente, acho que as únicas cores que ficarão de fora serão o castanho e o roxo, mas apenas porque não gosto mesmo.

Já me ofereceram várias peças rosa e eu não fui a correr trocar nenhuma, acho-as até bastante fofinhas. Mas como sei que, tendencialmente, é o que as pessoas mais costumam dar, quando sou eu a escolher tento optar por outras cores. Com o Mateus acho que tentei seguir a mesma política, mas há menos cores "tradicionalmente aceites" para rapaz. Por isso andou ali pelos brancos, cinzas, uns amarelos ocasionais e, claro, bastante azul. Uma das coisas de que me arrependi foi de ter escolhido um papel de parede azul para o quarto dele, acaba sempre por condicionar tudo o resto. Se fosse hoje teria sido uma cor mais neutra. Para o quarto dela já está decidido que não haverá cá papel de parede nem tintas rosa. Encomendei uns autocolantes de várias cores e, à partida, vai ser isso que vou aplicar numa das paredes.

Feita a explicação, espero que esses corações estejam mais sossegados. Eu não odeio rosa e nem sequer sabia que isso agora é uma tendência, não gostar de rosa (wtf???). Apenas acho meio pirosinho ver as miúdas num enjoo pegado de rosa, havendo variadíssimas outras cores à escolha do freguês. Mas a minha também vai usar rosa, não se enervem. Nem me venham cá depois de dedinho esticado, qual Santa Inquisição, quando eu publicar uma foto da miúda, dizer "então? A usar um vestido rosa? Mas não disseste que a criança estava proibida de usar rosa?". Não, nunca disse. Enquanto eu mandar, vai vestir o que eu quiser. Já bem me basta quando ela começar a ter opinião própria e a fazer birras de meia-noite para vestir a t-shirt da Frozen com as calças da Patrulha Pata e os sapatos da Cinderela. Deus me dê força nessa hora.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3559