Eu gostava, muito, de ser uma daquelas pessoas que perdem meia hora com a pele de manhã e mais outra meia hora à noite, mas padeço de dois problemas graves: de manhã saio sempre da cama a queimar, ter tempo para me vestir já é uma sorte, quanto mais para estar ali a aplicar 137 produtos. À noite sofro de preguiça, daquela mesmo, mesmo grave, por isso também não consigo seguir aqueles 50 passos da rotina de beleza. Sou um caos. Posto isto, de manhã passo uma água micelar e um creme hidratante, e à noite desmaquilho-me com água micelar e vai mais uma dose de creme hidratante. Está feito.Tenho tooooodos os outros produtos cá por casa (tónicos, séruns, esfoliantes, cremes de dia, de noite, de fim-de-semana, para os olhos, para o nariz, para o queixo, para tuuuudo o que possam imaginar), mas usá-los é uma coisa assim muito rara. De vez em quando lá baixa em mim toda uma boa vontade e faço a rotina toda certinha, mas é muito raro. Claro que estas coisas, para funcionarem, têm de ser feitas todos os dias. Os produtos não são tudo, óbvio. A alimentação, hidratação, hábitos de vida ou a moderação na exposição solar são parte importante, mas acredito que os produtos também fazem o seu trabalhinho.
Como estou longe de ser perita neste assunto e como sei que há uma data de mitos e dúvidas em relação aos produtos que devemos utilizar e que são realmente eficazes, pedi ajuda à dermatologista Helena Toda Brito. Vou repartir a entrevista ao longo dos próximos dias, para não vos estar a maçar muito com este assunto e, no final de cada tema, deixo-vos também alguns produtos que vos podem ser úteis. Cá vai disto:
1. Quais as regras fundamentais para uma boa rotina diária?
Em primeiro lugar a disciplina. Da mesma forma que é mais eficaz praticar exercício físico regularmente do que fazer um grande treino uma vez por mês, é mais fácil manter a pele em bom estado cuidando dela no dia-a-dia do que tentar corrigir os danos acumulados.
Outra regra importante é individualizar os cuidados às características e necessidades de cada pele. O que resulta muito bem numa pessoa pode não resultar noutra, podendo mesmo, em certos casos, agravar o estado da pele (ex: as peles sensíveis e com rosácea não toleram determinados ingredientes anti-envelhecimento; as peles oleosas podem desenvolver acne se forem utilizados cremes com texturas demasiado ricas).
Os passos básicos que nunca devemos descurar incluem: higiene adequada, creme hidratante, protector solar de manhã e um produto com ingredientes activos à noite (ex: retinóides, alfa-hidroxiácidos, péptidos, antioxidantes...consoante as necessidades da pele).
Para além dos cuidados com o que aplicamos externamente na pele, não devemos esquecer os cuidados com a alimentação, exercício físico, sono e controlo do stress, que têm impacto na qualidade da pele.
2. Limpar (desmaquilhar) a pele: algum truque ou dica?
O produto de higiene utilizado deve ser adaptado ao tipo de pele. Em todos os casos, é importante que seja suave, respeite o pH da pele, não seja abrasivo e não contenha álcool na sua composição. O objectivo é que remova a maquilhagem, sujidade, poluição e restos dos produtos aplicados, sem deixar a pele seca e repuxada.
As peles oleosas e acneicas podem beneficiar de produtos de higiene que contenham ácido salicílico ou peróxido de benzoilo. As peles maduras e secas devem usar produtos de limpeza hidratantes (que limpem e hidratem ao mesmo tempo, como os cremes lavantes). As peles com manchas beneficiam de produtos de higiene clareadores, contendo ingredientes ativos como os alfa-hidroxiácidos.
As pessoas que utilizam muita maquilhagem devem fazer uma limpeza em dois passos, de modo a obterem os melhores resultados. Primeiro, remover a maquilhagem e protector solar com um desmaquilhante ou água micelar, e posteriormente proceder à higiene de toda a face com um produto adequado.
Deve-se evitar utilizar água muito quente, por dois motivos. Por um lado, retira os óleos naturais da pele mais rapidamente (secando a pele), por outro provoca a dilatação dos pequenos vasos sanguíneos da pele, agravando a vermelhidão nas pessoas susceptíveis.
A higiene da face deve ser limitada a duas vezes/dia (de manhã e à noite) e após a transpiração. A transpiração, para além de ser irritativa para a pele, quando misturada com a sujidade e os óleos da pele pode obstruir os poros e provocar/agravar acne.


