Quantcast
Channel: A Pipoca Mais Doce
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3559

Morte ao sacana do piolho!

$
0
0

De cada vez que a escola do Mateus envia um mail a dizer que há um surto de piolhos toda eu estremeço. Literalmente. Não sei se há algum estudo que comprove isto, mas eu acho que há ali uma certa acção pavloviana, porque de cada vez que alguém refere a palavra piolhos sinto vontade de atirar para o chão e coçar o corpo todo. Yaaaccckkkkk! Acho que esta minha aversão também se deve às muitas e boas horas de vida que perdi em miúda, de cada vez que havia piolhos na escola e a minha mãe passava horas (HORAS!) a inspeccionar a minha cabeça ao mais ínfimo pormenor. Acho que ainda tenho pesadelos com um pente fininho que ela usava e que praticamente me arrancava o coro cabeludo

Talvez por isso um kit anti-piolhos tenha feito parte dos primeiros produtos que comprei para o Mateus, uma possível tentativa de o livrar deste drama. O miúdo ainda mal tinha cabelo, mas o produto contra o piolhame já morava cá em casa. À medida que ele foi crescendo e ganhando maior densidade florestal, até atingir a Amazónia de caracóis que hoje apresenta, sempre me foram perguntando "como é que vais fazer se ele apanhar piolhos? Vais ter de rapar o cabelo ao miúdo!". Oi? Vou o quê? O facto de ele ter caracóis e o cabelo mais comprido faz confusão a muita gente. A mim, ao pai e ao próprio do Mateus não faz. Gostamos do cabelo dele, adoramos o cabelo dele e, até podermos ser nós a mandar, os caracóis são para manter. Mas há quem ache que curtinho é que era, por isso acho que, secretamente, até desejam que uma colónia de piolhos monte acampamento na cabeça do miúdo. Sorte ou azar, isso nunca aconteceu. Eu acho que os piolhos olham para aquela selva e pensam "uiiiiii, se eu entro aqui nunca mais vejo a luz do dia, deixa-me lá ir procurar uma cabeça mais civilizada". E é assim que ele se vai safando. 

Mas não é só isso, claro. Precisamente por ele ter um cabelo mais, digamos, difícil, vou apostando na prevenção. Quando chega o e-mail da escola entra em ação o Paranix, a marca número 1 em Portugal*, que tem uma gama completa de detecção, prevenção e tratamento dos piolhos e lêndeas, esses terroristas rastejantes (sabiam que os piolhos não saltam nem voam, só se arrastam? As coisas que descobrem neste blog...). E, meus amigos, as coisas mudaram muito do meu tempo para o tempo do Mateus no que toca a produtos para piolhos. Um dos mais incríveis é o Paranix Gel Localizador de Lêndeas, uma espécie de CSI. Então, é um gel avermelhado que, quando aplicado no cabelo, tinge apenas as lêndeas, o que torna muito mais fácil localizá-las. E aqui temos dois cenários;
1) Se não houver lêndeas, como tem sido o caso do Mateus, utiliza-se o spray Repel, que pode ser usado diariamente, já que cria uma película que dificulta a adesão da bicharada ao cabelo;
2) Se houver lêndeas o Mateus é imediatamente enviado para casa da sua avozinha, que tem tempo, paciência e uma experiência de anos no que toca a inspeccionar cabeças e aniquilar piolhos. Fica lá de quarentena e só volta quando não se avivar um bicho nojento que seja naqueles caracóis. Ou então usa o Champô e o Spray de Tratamento da Paranix, que são altamente eficazes e exterminam a bicharada a 100%**.


No meio disto tudo, e caso a criançada tenha mesmo piolhos, temos de rezar a todos os santos para que os desgraçados não cheguem também às nossas cabeças e fazer exactamente o mesmo processo que fazemos aos miúdos (menos a parte de sermos enviados para casa das nossas avós). Isto porque o champô de tratamento é recomendado para crianças a partir dos dois anos e o spray para crianças a partir dos seis meses. E é preciso reforçar que ter piolhos em nada está associado a falta de higiene, porque eles não são esquisitos, instalam-se de armas e bagagens em qualquer cabeça, independentemente da quantidade de vezes que a mesma vê água ou mesmo do comprimento do cabelo (estás safo, Mateus!).

Paranix encontra-se à venda em farmácias e parafarmácias, assim como em áreas de saúde de supermercados e hipermercados, e todos os produtos estão livres de insecticidas e ingredientes químicos.


*Dados HMR, Mercado Anti-parasitário Capilar, MAT Fev 2017, Farmácia + Mass Market, Valor e Volume; Europa: IMS Health, Data of Head Lice Europe, MAT Q4 2016, Pharmacy, Value and Volume.
**Data On-File, Gama de Tratamento.

Os produtos de tratamento de Paranix (Spray e Champô de Tratamento) são Dispositivos Médicos para o tratamento da pediculose. Paranix Localizador de Lêndeas é um Dispositivo Médico utilizado para evidenciar lêndeas. Paranix Champô de Proteção é um dispositivo médico utilizado para prevenção da disseminação da pediculose. Apenas para uso externo. Evitar o contacto com os olhos ou as mucosas. Em caso de contacto com os olhos, lavar abundantemente com água. Não usar em caso de alergia a algum dos ingredientes. Paranix Spray de Tratamento está indicado para crianças com mais de 6 meses. Paranix Champô de Tratamento, Paranix Localizador de Lêndeas e Paranix Champô de Proteção estão indicados para crianças com mais de 2 anos. Manter fora do alcance e da vista das crianças. Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização. Paranix Repel é um produto cosmético. Manter fora da vista e do alcance das crianças.

Post em parceria com Paranix

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3559