Em Setembro do ano passado falei-vos aqui sobre os números um bocadinho assustadores da anemia em Portugal. Segundo o estudo Empire, realizado pela Anemia Working Group Portugal com o apoio da farmacêutica OM Pharma, um em cada cinco portugueses sofre de anemia, e a grande maioria não faz ideia (84%). Regra geral, associam os sintomas a cansaço, a um mal estar passageiro, e por isso não ligam muito. No encontro informativo que houve para apresentação dos resultados fiz um teste de rastreio e confirmei o que já sabia: sofro de anemia. O que explica muitos dos sintomas que tinha mas que sempre ignorei. Desde então tomo um suplemento de ferro, receitado pelo meu médico, e estou mais atenta ao tema.
Pois bem, na sequência dos resultados do estudo Empire e da óbvia necessidade de haver uma maior informação sobre a anemia, foi criado o deficienciadeferro.pt, um site que pretende ser uma ferramenta online acessível a todas as pessoas que procuram mais informação sobre a anemia ferropénica, a carência nutritiva mais frequente no mundo.
Entre outras coisas, no deficienciadeferro.pt poderão encontrar:
- Um explorador de sintomas de deficiência de ferro: se sentem cansaço, palidez ou falta de ar, entre outros, é provável que se devam a uma anemia. Neste explorador interactivo podem identificar os sintomas, obter um pequeno diagnóstico e receber aconselhamento (o que, obviamente, não dispensa uma visita ao vosso médico);
- Inquéritos sobre a fadiga;
- Um segmento exclusivo dedicado à saúde da mulher, o sexo que mais sofre com a anemia: aqui encontrarão dados sobre a relação entre a anemia e a menstruação, a fertilidade, a gravidez, o parto e a menopausa.
- Planos de refeições: para reforço dos níveis de ferro;
Este site é uma óptima ferramenta de informação e prevenção da anemia, mas não há nada como estarmos atentos, alimentarmo-nos de forma equilibrada e fazer check-ups regulares. Não custa nada!