Quantcast
Channel: A Pipoca Mais Doce
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3559

Ser deficiente não é insulto

$
0
0

Atrasado mental. Anormal. Deficiente. Mongolóide. Atrasadinho. Retardado. Def.

Quantos de nós já não usámos uma destas expressões para insultar alguém? Ou apenas por parvoíce, entre amigos? Ou mesmo para nos referirmos a nós próprios, quando fazemos alguma coisa idiota? Pessoalmente, passo a vida a dizer(-me) "que anormal". E tenho a certeza de que também já terei ofendido alguém. Tento não o fazer. Tento não promover nem banalizar o uso de expressões como "atrasado mental" ou "deficiente". E já perdi a conta à quantidade de vezes que me tentam insultar assim. Diria que é... todos os dias? Ainda recentemente chamei à atenção uma pessoa no Facebook que me apelidou de "completa atrasada mental" e que me respondeu qualquer coisa como "mas tu achas que isso é um insulto???". Pronto, nada a fazer, depois há pessoas que são mesmo burras.


Enfim, tudo isto a propósito da campanha "Ser deficiente não é insulto", promovida pelo BIPP- Inclusão para a Deficiência, e que arranca hoje. O objectivo é alertar para o facto de expressões como "deficiente" ou "atrasado mental" não deverem ser utilizadas como insultos a comportamentos humanos censuráveis, sob pena de contribuírem ainda mais para os comportamentos de exclusão social dos cidadãos com deficiência. O adjectivo"atrasado" não pode servir de sinónimo a parvoíce,  estupidez, insensibilidade, irreflexão e tantos outros exemplos. Há termos mais adequados.

Para que a mensagem passe, o BIPP desafia toda a gente a partilhar uma foto sua, com uma tira de fita-cola na boca e o "insulto" escrito. Depois, só têm de a partilhar, com os hashtags #naoeinsulto e #bipp, acompanhado de uma frase do género "chamei atrasada mental a uma blogger, na verdade devia ter-lhe chamado palerma" ou "já falei ao telemóvel enquanto conduzia. Fui irresponsável, não fui anormal". Por fim, desafiem outros amigos a fazerem o mesmo.


Se quiserem e puderem contribuir para o BIPP, podem ir até www.bipp.pt, cliquem em "participe" e seleccionem um dos projectos para o qual pretendem contribuir, assim como o montante.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3559

Trending Articles