Sempre que vou para a beira rio correr vejo sempre imensas pessoas a andar de bicicleta com os bebés. Lá fora é o pão nosso de cada dia, é um facto, mas por cá - e porque eu continuo a dizer que Lisboa não é das cidades mais amigas dos ciclistas - ainda são poucos os que se aventuram com os miúdos. Mas em zonas mais seguras já se vê cada vez mais gente. Cá por casa estava sempre a perguntar quando é que o Mateus poderia começar a andar connosco, e passada a barreira do primeiro ano achámos que já estava na altura. Sobretudo porque encontrámos o suporte perfeito para o levar. Chama-se WeeRide e é uma espécie de Rolls Royce das cadeirinhas dianteiras para bicicletas.
Nestas cadeirinhas (para crianças entre os nove meses e os quatro anos, até 15 quilos) os miúdos vão super confortáveis e seguros. Por alguma coisa são as mais vendidas na Inglaterra e Estados Unidos. Eu sou um bocadinho (MUITO) neurótica com estas coisas da segurança, por isso só transportaria o Mateus em algo que me desse mesmo muita confiança. E esta dá. Antes de nos aventurarmos na rua fiz algumas experiências em casa, só mesmo para garantir que estava tudo bem montado e que não iria perder o miúdo algures pelo caminho. O suporte é muito fácil de montar (em dez minutos está prontinho), adapta-se a quase todas as bicicletas e é realmente seguro. O Mateus fica ali firme e hirto, mas com liberdade de movimentos qb.
O suporte para os pés tem cintos ajustáveis.
Ok, nesta foto está patente a falta de confiança que o miúdo tem na condução da mãe, mas eu juro que ele adora andar de bicicleta e vai o tempo todo a rir como um maluquinho. E é uma experiência mesmo gira eles irem ali tão pertinho de nós, a ver o mundo. Em caso de travagem mais brusca, o apoio dianteiro é acolchoado, mas mesmo assim acho o capacete indispensável.
O nosso suporte é o Safe Front Deluxe, mas existem outros modelos disponíveis e que podem consultar aqui.
A minha linda bicicleta da Biciclasica.
Deixo-vos um vídeo da WeeRide para verem como é fácil colocar o suporte e ainda mais fácil passear com os nossos bebés.
Post escrito em parceria com a WeeRide